quarta-feira, 21 de maio de 2014

Alterações Climáticas


A Terra sempre passou por ciclos naturais de aquecimento e arrefecimento, da mesma forma que períodos de intensa atividade geológica lançaram à superfície enormes quantidades de gases que formaram ao longo do tempo uma espécie de bolha gasosa sobre o planeta, criando um efeito de estufa natural.
 Este efeito de estufa natural é provocado pelos gases  presentes na atmosfera - principalmente vapor de água e dióxido de carbono, que impedem que a boa parte da radiação solar seja refletida de volta para o espaço. Ao reter o calor na superfície da Terra, o efeito de estufa natural faz com que a Terra mantenha a sua temperatura média constante. Sem este efeito a temperatura média da Terra seria de -18ºC.
 Desde a revolução industrial no século XVIII, o Homem tem produzido gases com efeito de estufa em quantidades cada vez maiores. O resultado é que as concentrações destes gases na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, tem vindo a aumentar, fazendo com que o calor fique retido na atmosfera.
 O efeito de estufa agravou-se e as temperaturas na Terra subiram - fala-se, assim, de alterações climáticas.
 As alterações climáticas podem resultar direta ou indiretamente das atividades humanas provocando uma variação significativa no estado médio do clima. Vários fenómenos podem contribuir para o aquecimento global, destacamos a destruição da camada de ozono, que nos protege das radiações ultravioletas, provocada pela emissão dos CFC's.
 O efeito de estufa combinado com a destruição da camada de ozono leva ao aquecimento global.




Sem comentários:

Enviar um comentário